Valvulas
Válvulas de Controle
As válvulas com atuadores elétricos podem ainda ser equipadas com o sistema de falha segura patenteado que garante que a válvula permaneça na posição determinada (aberta ou fechada) em caso de falha da alimentação ou de sinal, permitindo que a válvula de controle elétrica substitua a equivalente pneumática em todas as funções com vantagens de custo de instalação e operação.
Válvula de Segurança/Alivio
Dispositivo de alívio de pressão caracterizado por uma abertura instantânea (“pop”) uma vez atingida a pressão de abertura. Usada para fluidos compressíveis.
Em operação normal a válvula permanece fechada devido à ação da mola que mantêm o disco pressionado contra o bocal . No momento em que a força resultante da pressão do sistema sobre a área do disco se equilibra com a força da mola ocorre escape de fluido compressível para a câmara formada pelo bocal, anel de regulagem e suporte do disco. Esse vazamento promove uma força adicional, não equilibrada pela força da mola, que provoca a rápida elevação do disco (disparo ou “pop”). Após o alívio da pressão a válvula irá fechar em valor menor daquele que provocou a abertura.
Válvula de Bloqueio
As válvulas de bloqueio são aquelas que permitem a passagem de determinada substância apenas para um dos lados, bloqueando a direção contrária. Já a válvula de isolamento é caracterizada por duas entradas e tem a função de isolar o sistema em um trecho específico. Quando um lado da válvula é vedado, o outro fica disponível.
Válvulas Globo
A Válvula Globo é um dispositivo que permite o controle pressão, controle de fluxo, controle de temperatura nos processos industriais, quanto mais eficientes são os controles de processos, melhores serão os resultados com a produção dentro das usinas e indústrias, além de proporcionar maior vida útil de seus equipamentos.
Válvulas Esfera
Válvula de bloqueio de fluxo, indicada para utilização em diversos líquidos, gases e vapores em ampla faixa de temperatura e pressão conforme norma ASME B16.34.
Construção tripartida (um corpo e duas tampas), facilitando a manutenção sem a necessidade de desconectar as extremidades da linha.
Haste à prova de expulsão.
Disponível também na construção com dupla vedação, o que proporciona maior segurança quando utilizadas em linha de vapor.
De fácil aplicação para trava de cadeado.
Válvula Redutora de Pressão
As Válvulas Redutoras de Pressão desempenham um papel fundamental em sistemas de vapor bem projetados, proporcionando vapor de alta qualidade a pressões ideais. Com uma operação eficiente, essas válvulas garantem que o vapor seja produzido de forma seca e limpa, resultando em um desempenho otimizado e custos reduzidos.
Existem duas principais categorias de VRPs:
-
Válvulas Redutora de Pressão Auto-Operada: Estas são projetadas para operar sem a necessidade de fontes externas de energia. Utilizando a própria pressão do vapor, essas válvulas ajustam automaticamente a pressão para o nível desejado, proporcionando um controle preciso e confiável.
-
Válvulas Operadas por Sinal Pneumático e Atuador: Este tipo de VRP é controlado por um sinal pneumático e um atuador, oferecendo uma solução mais flexível para sistemas que requerem ajustes precisos e controle remoto da pressão do vapor. Essas válvulas são especialmente úteis em aplicações onde a automação e a monitorização remota são essenciais.
Válvula de descarga para caldeiras
A válvula de descarga rápida de caldeira é um produto especialmente planejado para auxiliar na manutenção de equipamentos pressurizados, vasos e caldeiras. Esse modelo de válvula é utilizado para cooperar com a extração de materiais indesejados no fundo de caldeiras, como sais decorrentes da decantação da água e lodo.
Uma válvula de descarga rápida é formulada para trabalhar sob condições extremas de trabalho relacionadas ao segmento de caldeiraria. Esta válvula apresenta grande solidez estrutural, além de um acabamento desenvolvido tecnologicamente, responsáveis por conferir à válvula de descarga rápida de caldeira uma estrutura ainda mais robusta.
Válvulas Borboleta
A válvula borboleta esta entre a família de válvulas de um quarto de volta e funcionam de forma muito semelhante às válvulas de esfera. A “borboleta” é um disco conectado a uma haste. Fecha quando a haste gira o disco por um quarto de volta para uma posição perpendicular à direção do fluxo. Quando a válvula abre, o disco é girado de volta para permitir o fluxo. As válvulas borboleta são usadas para serviços on-off ou de modulação e são populares devido ao seu baixo peso, pequena área de instalação, custos mais baixos, operação rápida e disponibilidade em tamanhos muito grandes. Essas válvulas podem ser operadas por alavancas, engrenagens ou atuadores automáticos.
Válvulas Gaveta
Ela recebe esse nome porque parte da válvula de controle do líquido possui semelhança com o abre e fecha de uma gaveta.
A válvula de gaveta não é indicada para controle de pressão, já que trabalha somente com abertura ou fechamento total. Caso a gaveta esteja parcialmente fechada, o fluxo de líquido pode causar danos à válvula.
Esse modelo utiliza uma haste para que a gaveta faça um movimento de cima para baixo na haste da válvula. Tanto a gaveta como a haste sobem e descem simultaneamente.
Válvulas Guilhotina
Uma válvula robusta já que o corpo é constituído de uma única peça, a válvula guilhotina é indicada para uma ampla gama de aplicações, desde uso na indústria de papel e celulose, alimentos e até uso em condições severas em minerações. A faca é oferecida como padrão em aço inoxidável 316, sendo possível ainda receber tratamento especial para aumentar a dureza superficial. As sedes podem ser trocadas apenas removendo-se o anal de retenção e podem ser de PTFE para uso em fluidos corrosivos ou em poliuretano, que é hoje o material material mais adequado para suportar abrasão severa.
As válvulas guilhotina são utilizadas para controle e bloqueio de fluidos e fluidos com sólidos em suspensão como em indústrias de papel e de mineração.
Seu funcionamento é parecido com uma guilhotina. Para controlar o fluxo do fluido existe uma lâmina de aço inoxidavel que se movimenta perpendicularmente a ele.