TERMOGRAFIA PARA INSPECÇÃO DE FORNOS E CALDEIRAS
A CALTEC INDUSTRIA E COMERCIO LTDA Instrumentação disponibiliza uma câmara infravermelho criada especialmente para inspeccionar fornos industriais, aquecedores e caldeiras, a FLIR GF309. Esta câmara está equipada com um "filtro de chama" especial de onda média, especificamente concebido para altas temperaturas (até 1.500ºC).
A câmara termográfica Flir GF309 foi concebida para aplicações de fornos industriais de alta temperatura.
Estas câmaras são óptimas para monitorizar todos os tipos de fornos, aquecedores e caldeiras: quer sejam fornos a gás ou combustíveis, aquecedores químicos, ou caldeiras a carvão.
A sua aplicação é especialmente directa em refinarias, indústrias químicas, petroquímica, geração de energia e empresas de serviço público.
Concebida para ver através das chamas, a GF309 também integra um ecrã térmico desmontável desenhado para reflectir o calor longe da câmara e do utilizador, proporcionando maior protecção.
Ensaio de Líquido Penetrante
Para quem busca por uma empresa especializada em ensaio de líquido penetrante de alta qualidade, conte com a Metaltec.
A Metaltec é uma empresa que é destaque no setor de prestação de serviços na área de ensaios não destrutivos, garantindo a total qualidade de todos os serviços e produtos oferecidos.
O que é ensaio de líquido penetrante?
O ensaio de líquido penetrante é um processo de averiguação de descontinuidades superficiais em equipamentos que utilizam matérias primas que não possuem porosidade.
Esse ensaio pode ser aplicado para achar pequenas fissuras e trincas e em tanques, soldas e sistema de encanamento, vasos de pressão, caldeiras e muitos outros equipamentos.
Vantagens do ensaio de líquido penetrante
O ensaio de líquido penetrante tem diversas vantagens como:
-
Localizar descontinuidades superficiais muito pequenas;
-
É de fácil aplicação e não requer grandes habilidades de manuseio;
-
Pode inspecionar uma ampla variedade de materiais;
-
Possui boa portabilidade e baixo investimento.
Analise Termográfica em Purgadores
A termografia é uma das técnicas utilizadas pela manutenção preditiva para realizar o monitoramento de equipamentos com funcionamento crítico. Ela ajuda a determinar padrões de comportamento, prever falhas e ainda facilita as tomadas de decisão.
Entenda como realizar uma inspeção termográfica, em quais setores ela pode ser aplicada e ainda tenha acesso a um modelo de relatório de termografia para usar dentro do sistema do Produttivo e melhorar a gestão dos seus ativos.
Ultrassom de Solda
O ENSAIO DE ULTRASSOM INDUSTRIAL é um dos diversos realizados em equipamentos, tubulações e peças fabricadas em aço, plásticos e outros metais. Ele é aplicado para identificar algumas características do produto, proporcionando segurança durante todo o período de utilização. Portanto, é importante contar com uma empresa experiente para a realização do ensaio de ultrassom industrial.
Uma das vantagens do ensaio de ultrassom industrial está no custo-benefício. Este é um procedimento simples e barato. Além disso, a aplicação do serviço sobre um produto não interfere em suas características gerais, pois não é um trabalho agressivo ao local onde é realizado.
O ensaio de ultrassom industrial é realizado para identificar anormalidades internas ou
espessuras do material que compõe o equipamento. A avaliação feita pelo equipamento pode complementar a validação do tempo de vida útil, com a identificação de contaminações e fissuras. Além disso, o ensaio de ultrassom industrial pode dimensionar a qualidade do serviço executado pela peça ou equipamento analisado. O serviço pode ser executado em todos os equipamentos da linha de produção da empresa contratante.
Para garantir a qualidade do ensaio de ultrassom industrial, além do equipamento específico para avaliação, é importante contar com colaboradores experientes, capazes de fornecer diagnósticos assertivos e propondo soluções eficazes para a resolução de qualquer problema identificado.
Analise de Espessura Ultrassom
A Medição de Espessura por Ultrassom permite medir espessuras de paredes (chapas, tubos, etc.), detectar com precisão perdas/redução de espessuras por corrosão de equipamentos em operação, tanques, vasos de pressão, tubulações, onde não é possível o acesso interno.
Teste Hidrostático
A NR-13 estabelece que o teste hidrostático de caldeira seja feito durante o seu processo de fabricação. O relatório do teste hidrostático de caldeira deve ser mantido pelo proprietário do equipamento para ser apresentado quando solicitado, em cumprimento com a NR-13. A pressão do teste hidrostático realizado nas caldeiras é definida através do código de construção do equipamento, sendo que o ASME I a define como sendo 1,5 vezes à PMTA – Pressão Máxima de Trabalho Admissível.
PROCEDIMENTO DO TESTE HIDROSTÁTICO DE CALDEIRA
O procedimento de teste hidrostático de caldeira estabelece a relação entre a elevação da pressão e o tempo, de forma que as tensões resultantes do teste se distribuam uniformemente. Durante o teste, a área deve ser isolada para que apenas os trabalhadores envolvidos com o teste hidrostático de caldeira permaneçam, constituindo na área de risco. As etapas do teste hidrostático de caldeira são determinadas pelo profissional habilitado em desempenhar o teste no equipamento.
PROPRIEDADES INERENTES AO TESTE HIDROSTÁTICO DE CALDEIRA
O teste hidrostático de caldeira é realizado por engenheiros e técnicos especialistas em componentes de pressurização, com conhecimentos teóricos consistentes, ampla experiência e tempo de atividade nos serviços de vistoria e manutenção nos instrumentos do ramo industrial de modo geral.
Assim, o teste hidrostático de caldeira e demais avaliações, apontadas como obrigatórias pela NR-13, são feitos de modo seguro e com eficiência, a fim de aplicar as instruções da regulamentação na produção da indústria contratante. Além disso, o teste também efetua reformulações e atualizações necessárias aos laudos de comprovação, sempre de maneira responsável, com profissionalismo e transparência nos resultados obtidos.
Acompanhamento de Soldagem
Realizamos o processo de soldagem com os tipo de solda TIG, MIG e Eletrodo Revestido, o que garante maior durabilidade e versatilidade nos produtos em que a soldagem é realizada. Para isso é preciso estar atento sobre qual prestadora de serviços contratar, pois deve-se prezar o custo-benefício do processo visando vantagens como:
-
Qualificação AWS D1.1 e ASME IV;
-
Trabalho realizado de acordo com projeto ou ideia do cliente;
-
Atendimento personalizado e profissionais qualificados;
MONTAGEM DE PROCEDIMENTO DE SOLDAGEM
-
EPS- Especificação de Procedimento de Soldagem
-
RQPS- Registro de Qualificação de Procedimento de Soldagem
-
IEIS- Inspeção Execução Inspeção de Soldagem
Acompanhamento de PIT
O plano de inspeção de caldeiras é um roteiro que descreve as etapas em sequencia lógica das atividades que serão realizadas durante a inspeção de segurança. Além disso, o plano de inspeção de caldeiras é descrito pela norma de segurança NR-13, que dispõe da exigência feita pelo Ministério do Trabalho, norma criada para promover a segurança na construção, instalação, operação e manutenção de caldeiras.
PLANO DE INSPEÇÃO DE CALDEIRAS: MÉTODOS DE INSPEÇÃO
O plano de inspeção de caldeiras começa com a inspeção inicial, que consiste na verificação de possíveis problemas ou falhas em caldeiras novas e recém-criadas, a fim de evitar possíveis imperfeições futuras. Além disso, o plano de inspeção de caldeiras passa pela verificação periódica, inspeção anual feita por profissionais qualificados, para autorizar o uso desse novo período de produção.
Outros tipos de plano de inspeção de caldeiras auxiliam ainda na segurança dos funcionários. Esses métodos são feitos através de:
-
Inspeção de integridade: feita após muitos períodos de tempo de uso da caldeira, para verificar sua integridade;
-
Manutenção extraordinária: feita geralmente quando já existem problemas na caldeira, manutenções ou mudança de local do equipamento.
PLANO DE INSPEÇÃO DE CALDEIRAS: SEGURANÇA AUMENTADA
O plano de inspeção de caldeiras geralmente é utilizado a fim de que sejam identificadas toda e qualquer falha na integridade dos equipamentos, para promover a redução dos acidentes de trabalho e também auxiliar no interesse do trabalhador nos quesitos referentes à saúde trabalhista.
Além disso, o plano de inspeção de caldeiras ajuda o empresário que propõe a execução do plano no que diz respeito ao prejuízo financeiro previdenciário, pois avalia os possíveis acidentes para evita-los, e também no que se refere à diminuição dos danos patrimoniais físicos, com a diminuição dos casos fortuitos extraordinários de risco.